sexta-feira, 19 de setembro de 2008

Comentário do Texto de Selma Garrido Pimenta


PIMENTA, Selma Garrido e LIMA, Maria Socorro Lucena. Estágio e Docência. São Paulo: Editora Cortez, 2004.

“Porque o estágio para quem não exerce o magistério: o aprender a profissão.”


Realmente o momento mais esperado por um estudante de um curso de licenciatura é o estágio, e comigo não foi diferente. As expectativas são sempre as melhores, agente se esforça ao máximo para que tudo aconteça perfeitamente. Para quem não tem experiência na área, meu caso, Pimenta nos relata que “o estágio supervisionado acaba sendo um espaço de convergência das experiências pedagógicas vivenciadas no decorrer do curso e, principalmente, ser uma contingência de aprendizagens da profissão docente, mediada pelas relações sociais historicamente situadas.” (pág.102). É o momento onde vamos colocar em prática tudo que foi aprendido e discutido durante o curso, um momento também onde podemos constatar se existe ou não coerência com o dito e o feito.
O estágio como reflexão da práxis possibilita a nós, que não exercemos o magistério, aprender com aqueles que já possuem experiência na prática docente, e isso é muito válido, visto que o conhecimento se torna mais significativo quando se é partilhado, quando há uma troca.
O texto é bastante “confortável”, nos dá uma base de como podemos encarar o estágio sem medos, sem limitações. Todo o seu conteúdo não se limita somente ao texto, uma vez que as questões presentes são sempre discutidas em sala de aula.


Mudando de assunto....rs


O estágio nem começou e eu já tô cansada acreditam??? Coragem menina, a estrada ainda é muuuuuuuito LoOoOoOonga.


Bzu

;)

Um comentário:

MESSIAS... disse...

O Seu texto no meu ponto de vista está bom... Só que deveria aprofundar um pouco mais nos principais pontos.... Mas a síntese já foi um começo.. !! Boa Sorte no seu Estágio e que Deus te abençoe!!!